Correio Popular Notícia


BANCO DE SANGUE
Hemocentro reforça importância da doação de sangue

Data da notícia: 30/11/2013
Foto:

> O hemocentro coleta 420 bolsas de sangue por mês e atende hospitais de Jaru a Presidente Médici

(Carol Camilo) Os estoques dos bancos de sangue costumam baixar com a chegada do final de ano, por isso a equipe do Hemocentro de Ji-Paraná ressalta a importância de doar sangue, principalmente nesta época que cresce a necessidade de sangue para transfusão, devido ao aumento do número de acidentes de trânsito. ?O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. A atitude de doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo?, alertou a equipe, informando que realizará uma coleta extra no próximo dia 12, na Paróquia Central de Ouro Preto do Oeste.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20131130-151.jpg[/IMG] O Hemocentro de Ji-Paraná atende hospitais municipais e particulares de Jaru a Presidente Médici. Segundo a equipe, coletam cerca de 420 bolsas de sangue por mês e tem mais de 26 mil doadores cadastrados. O local funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 13h, sendo que na quinta-feira atende das 7h às 17h, na Avenida Clóves Arrais, antiga Vilagran Cabrita. ?A partir de dezembro, o atendimento das 7h ás 17h passará para a quarta-feira?, informou a assistente social do Hemocentro, Marta Izabel.
De acordo com a responsável pelo laboratório do Hemocentro, a farmacêutica bioquímica Gilmeire Domingues Veiga, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos e os que mais faltam são os tipos sanguíneo negativo, principalmente O negativo. ?É importante que as pessoas se sensibilizem e reconheçam a importância de doar sangue para que o Hemocentro mantenha o estoque de bolsas de sangue e atenda a demanda dos hospitais?, afirmou Gilmeire Veiga.

NOVAS REGRAS - O Ministério da Saúde publicou normatização, no último dia 13, com novas regras para doação de sangue, com isso, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Homens devem fazer um intervalo de 60 dias, entre uma doação e outra, e só podem doar quatro vezes no ano. O tempo de intervalo para as mulheres é de 90 dias e só podem ser feitas três doações anuais. ?A pessoa pode doar sangue a partir dos 16 anos, mas com autorização dos pais em cada doação. E as pessoas com 69 anos só podem doar se iniciaram as doações antes dos 60 anos?, explicou a assistente social.

DOAÇÃO - As condições básicas para doar sangue são as seguintes: estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, levar um documento oficial de identidade com foto, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, ter repousado no mínimo seis horas na noite anterior e evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação. ?Na hora de doar, todos passam por uma entrevista que tem o objetivo de dar mais segurança para o futuro doador e para os pacientes que receberão a doação. É importante que a pessoa seja sincera na entrevista, pois embora realizados exames no sangue coletado existe um período chamado janela imunológica, que é o espaço de tempo entre a contaminação e a positividade do teste. Honestidade também salva vidas. Diante de um teste positivo ou inconclusivo, o doador será convocado por meio de carta para realização de um novo exame?, explicou a equipe.Tudo o que a pessoa disser na entrevista será mantido em sigilo.

RESTRIÇÕES - A equipe informou que há algumas restrições para a doação de sangue como, por exemplo, quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, usuários de drogas e pessoas que tiveram relacionamento sexual, com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses. Após a doação, o doador deve beber bastante líquido nas primeiras seis horas e alimentar-se normalmente, não fumar nas duas primeiras duas horas e não praticar esportes radicais ou atividades de risco. ?Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), podendo beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação, pois os componentes são distribuídos para hospitais e clínicas atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas?, finalizou a equipe.

Fonte:






Noticia vista 11848 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.